sexta-feira, 6 de outubro de 2017

COMPAIXÃO

"A maioria de nós estamos tão absorvidos em nossas próprias preocupações e dificuldades, que dificilmente percebemos o enorme sofrimento que existe no mundo, não somente em tempos anormais, como o atual, mas também quando tudo externamente está aparentemente bem. Até mesmo as horríveis calamidades em diversas partes do mundo que, infelizmente, sucedem de tempos em tempos, deixam de afetar nossos sentimentos e de evocar de nossa parte uma resposta realmente compassiva. (...)
E é somente quando penetramos nas causas do caos e sofrimento que existe no mundo e realmente desejamos mudar estas condições, então, somente, compreendemos o valor da Filosofia Esotérica, e a necessidade de aplicar as suas verdades à solução de nossos problemas sociais e econômicos. Vemos, deste modo, que quando a compaixão humana estiver adequadamente desenvolvida, nossa vida automaticamente ajustar-se-á ao trabalho que deve ser feito para criar melhores condições no mundo.
Sem esta compaixão verdadeira a fraternidade possivelmente degenera em mero dogma intelectual, o qual não é capaz de inspirar e de tocar nossos corações e, deste modo, todas as nossas atividades externas tendem a tornar-se estéreis e ineficientes."
(I. K. Taimni, Princípios de Trabalho da Sociedade Teosófica, Ed. Teosófica, p. 102)

Nenhum comentário:

Postar um comentário